EXPEDIENTE
PL 240/2020 do deputado estadual Marçal Filho (PP) que cria campanha para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos

Aprovado projeto de Marçal Filho que cria campanha para incentivar doações de órgãos

Fonte: Assessoria

Os deputados estaduais aprovaram em segunda votação nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei 240/2020 do deputado estadual Marçal Filho (PP) que cria campanha para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplante em Mato Grosso do Sul.

 

A proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja.

 

Denominada “Setembro Verde”, a campanha terá o mês de setembro dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Mais de 400 pessoas aguardam na fila por transplante em todo o Estado.

 

Conforme o Projeto, todos os anos do dia 1º ao dia 30 de setembro, será realizada ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

 

A justificativa do projeto de Marçal Filho prevê que o Poder Executivo, em conjunto com as entidades afins, realize debates, palestras, seminários, audiências públicas, campanhas educativas e de conscientização, entre outras iniciativas, no intuito de esclarecer e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.

 

“Crendices somadas à falta de informações e oposição da família são os maiores responsáveis pelo insuficiente número de doadores”, alerta Marçal Filho.

 

Em Mato Grosso do Sul a negativa de famílias para a doação de órgãos e tecidos de seus parentes depois da comprovação da morte encefálica comprovada chega a 70%, segundo a Central Estadual de Transplantes.

 

A pandemia fez diminuir o número de cirurgias e as doações de órgãos.

 

Só para transplante renal, são cerca de 150 pessoas aguardando na fila, outras 248 esperam por uma doação de córnea e pelo menos 4 buscam por um novo coração.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) 67% dos brasileiros têm o desejo de doar órgãos, mas apenas metade já avisou a família.

 

A campanha Setembro Verde vem para reforçar a importância de avisar a família sobre a decisão.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!