EXPEDIENTE
Evento está marcado para este domingo

Apesar de alertado quanto a crime eleitoral, Bolsonaro fala em lançamento de pré-candidatura

Fonte: Por Rudolfo Lago do Congresso em Foco

O presidente Jair Bolsonaro ignorou alertas que recebeu da equipe jurídica da sua campanha à reeleição e disse neste sábado (26) que amanhã em Brasília será o lançamento da sua pré-candidatura.

 

As informações foram publicadas pelo site da Folha de S. Paulo.

 

Inicialmente, o PL pretendia fazer o lançamento da pré-candidatura de Bolsonaro hoje, no sábado.

 

A equipe jurídica alertou que um evento aberto antes da oficialização e homologação da candidatura em convenção partidária poderia configurar crime eleitoral.

 

Pela legislação eleitoral, comícios e outros atos de campanha só podem começar no dia 16 de agosto. Qualquer ato anterior a isso configura antecipação da campanha.

 

Assim, após os alertas dos advogados, o evento mudou para domingo e de característica. Oficialmente, não será o lançamento da pré-candidatura, mas um evento do PL para filiar novos simpatizantes.

 

Em um passeio de motocicleta na manhã desta sábado na região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal, porém, Bolsonaro estragou o artifício criado. Ele afirmou que o que haverá amanhã será o lançamento da sua pré-candidatura.

 

“Amanhã, está previsto às 10h da manhã”, disse Bolsonaro.

 

“Aí, não sei, deve ter muita gente lá. Muita gente está se inscrevendo. Se tiver espaço, vai entrar mesmo quem não estiver inscrito. É o lançamento da pré-candidatura”, completou, para provável desespero dos advogados do PL.

No começo, o evento chegou mesmo a ser anunciado como o lançamento da pré-candidatura.

 

Diante do risco de que a Justiça Eleitoral pudesse configurá-lo como propaganda antecipada, o material foi modificado e o ato ganhou o nome de “Filia, Brasil”.

 

De acordo com a legislação e o calendário eleitoral, antes de 16 de agosto, só podem acontecer eventos fechados de partido.

 

No caso do que está previsto para amanhã, houve inscrição, e o local é fechado, o Centro Internacional de Convenções, em Brasília.

 

A situação, porém, pode mudar caso, como sugeriu Bolsonaro apareça e seja aceita gente que não se inscreveu e haja algum ato em local aberto.

 

O ato batizado de “Filia, Brasil” está previsto para começar neste domingo (27) às 10h.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
COMENTE AGORA MESMO!