EXPEDIENTE
Reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (05)

4º Batalhão de Polícia Militar foi sede de reunião binacional de Segurança Pública

Fonte: Por Cristian David Colman Lima da Assessoria de Comunicação do 4º BPM/CPA 1. "Guardião da Cidadania Fronteiriça" (PMMS)

Na manhã desta terça-feira (5/10) na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar/CPA 1, ocorreu uma reunião com representantes dos órgãos de segurança pública da fronteira, autoridades policiais paraguaias como brasileiras debateram o atual cenário no quesito de segurança pública nas cidades fronteiriças, como Aral Moreira, Antônio João, Ponta Porã, Pedro Juan Caballero e região.

 

Os policiais trataram sobre os desafios cotidianos da função policial e da proporção responsabilidade junto a sociedade, de oferecer um serviço com qualidade como as pessoas de bem esperam, no entanto, o fato de estarmos em uma “fronteira seca” e usada por muitos como refúgio, considerando em que muitos casos o ato delitivo ocorre em território brasileiro e o autor se refugia no Paraguai e vice versa.

 

Foi levantado a necessidade de compartilhamento de informações em tempo real, considerando os bancos de dados das instituições de segurança pública de ambos países, isso naturalmente provocara uma integração de fato das forças policiais, com a realização de ações preventivas gerando uma maior sensação de segurança pública para a população de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.

 

Foi destacado que a agilidade das informações e a troca delas resultara em números positivos em vários âmbitos como a dos crimes transfronteiriços, peculiar desta região.

 

O banco de dados investigativo como forma de subsidiar e fortalecer as ações de enfrentamento ao crime organizado, bem como a integração de informações resultara também em um mapeamento dos crimes, criminosos e os devidos cenários.

 

Estiveram presentes o Crio. Ppal Carlos Lopez Russo, diretor da Polícia Nacional no Departamento de Amambay, o Crio. Ppal Hugo Diaz, chefe do Departamento de Investigações de Amambay, o Sub Crio Victor Romero, chefe do Departamento Contra o Crime Organizado de Amambay, a Dra. Ana Lu, Delegada do 1º Distrito Policial, o Dr. Moreira Fé, Delegado Adjunto de Polícia Judiciária, equipes do SIG (Setor de Investigações Gerais) e o Ten. Cel. QOPM Santos Melo, comandante do 4º BPM.

COMPARTILHE AGORA MESMO!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
COMENTE AGORA MESMO!